terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como tomar notas em sala de aula?


O ato de tomar notas de aula, além de economizar tempo na aprendizagem, é a maneira
mais eficiente de reter informações obtidas em sala de aula. Para que suas notas de aula
atinjam esses objetivos, devem ser seguidos os seguintes passos:


A) Preparação.
Use um caderno de notas com folhas largas, de preferência espiral ou tipo fichário de modo que as folhas possam ser ''viradas'' com facilidade. Ele não deve ser muito grosso para não dificultar a escrita, mas deve ser grosso suficiente para conter todo o material da disciplina.

Trace uma linha vertical criando uma coluna com pelo menos 4 cm de largura. Essa coluna pode ser criada do lado esquerdo ou direito das páginas e será usada para fazer destaques (escrever palavras chaves, por exemplo), dúvidas e observações. As anotações feitas pelo professor no quadro devem constar na outra parte da folha.


B) Como devem ser as anotações?
→ Limpas, sem rasuras e detalhadas, a fim de facilitar seu entendimento após a aula (ver item 3);
→ Pode conter abreviações, sinais que só você entende, desde que você tenha certeza que vai entende-los depois;
→ Use letras maiúsculas, cores e marca textos para destacar os pontos/conceitos importantes;
→ Escreva legivelmente.

C) Fazendo as anotações.
→ Não anote apenas o que está escrito no quadro, anote também pontos importantes do que o professor fala;
→ Não tente anotar tudo o que o professor diz. Anote o que é importante da forma como você entendeu;
→ Faça distinção entre meros detalhes e pontos chaves (idéias gerais);
→ Faça suas anotações na forma de parágrafos;
→ Pule linhas para destacar o final de idéias ou argumentos.


D) Observações:
→ As notas de aula não são resumos, mas anotações com as informações mais relevantes
→ Estas não substituem o raciocínio, apenas facilitam a rememorização.
→ As notas de aula não devem nunca ter como objetivo substituir o livro texto.



E) O que deve ser feito após a aula?

→ Releia as notas e torne-as legíveis, se for o caso (utilização das memórias: auditiva, visual e mecânica);
→ Marque os pontos importantes na coluna que você criou. Escreva nela se uma dada frase se trata de uma definição, por exemplo. Identifique as partes que contém demonstrações (escreva demonstração no espaço ao lado). Faça o equivalente com as conclusões;
→ Faça resumos;
→ Procure uma fonte mais extensa (outro livro texto);
→ Releia essa coluna e reflita sobre o que você anotou;
→ Cubra o lado da página com suas anotações e tente repetir as idéias e conceitos mais importantes para a próxima aula;
→ Anote a lápis na coluna que você criou as suas dúvidas para consultar o professor na próxima aula;
→ Não deixe suas dúvidas acumularem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário